Leia o texto a seguir que apresenta uma habilidade presente na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2017) para Arte nos anos
iniciais da educação escolar:
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceitos,
experiências pessoais e coletivas de dança na escola, como fonte
para a construção de vocabulário e repertórios próprios.
Para uma aula de dança do 4º ano, na qual um professor deseja
incentivar os estudantes a desenvolver essa habilidade, qual das
seguintes atividades o professor pode propor?
a) Imitar os passos de uma dança religiosa como o Candomblé,
explicando seu significado com vocabulário relevante.
b) Participar da criação de uma coreografia de danças afro-americanas que eles revisaram em sala de aula, fazendo
acordos dentro de cada grupo.
c) Executar movimentos corporais livremente enquanto ouve
melodias de diferentes interpretações do estilo bossa nova,
indicando sua preferência.
d) Discutir em roda de conversa suas experiências como
espectadores ou participantes de sambas batucadas,
compartilhando as emoções vivenciadas.
e) Assistir a vídeos de apresentações de dança de artistas que
fazem parte do movimento da música popular brasileira,
identificando os diferentes momentos das apresentações.