Leia o texto a seguir que apresenta uma habilidade presente na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2017) para Arte nos anos
iniciais da educação escolar:
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceitos,
experiências pessoais e coletivas de dança na escola, como fonte
para a construção de vocabulário e repertórios próprios.
Para uma aula de dança do 4º ano, na qual um professor deseja
incentivar os estudantes a desenvolver essa habilidade, qual das
seguintes atividades o professor pode propor?
✂️ a) Imitar os passos de uma dança religiosa como o Candomblé,
explicando seu significado com vocabulário relevante. ✂️ b) Participar da criação de uma coreografia de danças afro-americanas que eles revisaram em sala de aula, fazendo
acordos dentro de cada grupo. ✂️ c) Executar movimentos corporais livremente enquanto ouve
melodias de diferentes interpretações do estilo bossa nova,
indicando sua preferência. ✂️ d) Discutir em roda de conversa suas experiências como
espectadores ou participantes de sambas batucadas,
compartilhando as emoções vivenciadas. ✂️ e) Assistir a vídeos de apresentações de dança de artistas que
fazem parte do movimento da música popular brasileira,
identificando os diferentes momentos das apresentações.