Texto associado. Texto para a questão.
Respeito e inclusão
O professor opta por incorporar ferramentas digitais às suas aulas sobre esportes de invasão. Utilizando plataformas de vídeos, aplicativos para análise tática e programas para monitoramento de desempenho. No decorrer de uma aula de futebol, o professor sugeriu que os estudantes utilizassem um aplicativo para registrar e examinar suas próprias jogadas, com o intuito de identificar suas virtudes e limitações. Um conjunto de estudantes, ao remixar gravações de partidas, inadvertidamente divulgou no grupo virtual da classe vídeos provenientes de diversas fontes, sem verificar a autoria ou a qualidade do material, além de publicar comentários que evidenciaram uma compreensão inadequada acerca dos direitos autorais e do respeito pelo trabalho alheio.
Levando em conta a relevância de incentivar um emprego
responsável, ético, inclusivo e crítico das tecnologias na prática
de esportes de invasão e, considerando a importância de
promover um ambiente pautado pelo respeito e pela inclusão,
indique a alternativa que representa a ação a ser incentivada:
✂️ a) estimular a produção e remixagem de vídeos sobre jogos e
treinamentos, sem orientações sobre autoria ou direitos
autorais, para promover a autonomia criativa dos estudantes. ✂️ b) realizar oficinas e discussões sobre curadoria de conteúdos
digitais, incluindo direitos autorais, análise de fontes e ética
na internet, de forma contínua e contextualizada. ✂️ c) usar plataformas digitais apenas para avaliação, sem
desenvolver habilidades de análise crítica, curadoria ou
reflexão, focando na execução técnica do esporte. ✂️ d) reforçar a ideia de que todo conteúdo da internet é confiável,
destacando a quantidade de vídeos e dados produzidos pelos
estudantes para estimular a produção em massa. ✂️ e) substituir atividades presenciais por recursos virtuais para
maximizar o uso de plataformas digitais, sem considerar sua
criticidade, inclusão ou ética.