Texto associado. O contexto a seguir, será utilizado na questão.
O professor Antunes planejou uma abordagem envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA para tratar o tema sobre ondas eletromagnéticas para 30 estudantes do Ensino Médio. Dentre vários momentos propostos, distribuiu temas de pesquisa e seminários aos estudantes, promoveu apresentação teórica dialogada, visitas a laboratórios e centros de ciências e até mesmo a uma rádio local.
Outro seminário apresentado pelos estudantes tratava sobre a
energia luminosa fornecida pelas lâmpadas, enfatizando
vantagens e desvantagens do seu uso na sociedade. O professor
observou três pontos apresentados pelos estudantes:
I. A eficiência energética de uma lâmpada fluorescente ser
maior que a lâmpada incandescente, quando com a mesma
potência elétrica.
II. A reciclagem das lâmpadas incandescentes exige um cuidado
maior que das lâmpadas fluorescentes, pois elas são
produzidas a partir de material tóxico para o ser humano.
III. A vida útil das lâmpadas incandescentes é menor que das
lâmpadas fluorescentes.
Para que alguns conceitos sejam tratados de forma adequada, o
professor, ao final do seminário, deve rediscutir o que foi
apresentado em:
✂️ a) I, explicando que a eficiência energética de uma lâmpada
depende apenas da potência elétrica. ✂️ b) II, explicando que a lâmpada fluorescente tem na sua
estrutura mercúrio, material tóxico para o ser humano. ✂️ c) III, explicando que a lâmpada fluorescente tem maior
luminosidade e por isso tem tempo de vida útil menor. ✂️ d) I e II, pois os dois pontos estavam errados, conforme
justificativas apresentadas. ✂️ e) II e III, pois os dois pontos estavam errados, conforme
justificativas apresentadas.