Questões Português Gêneros Textuais

Com base no texto precedente, julgue o item subsequent...

Responda: Com base no texto precedente, julgue o item subsequente.A mistura entre elementos figurativos (metáforas e neologismos) e eleme...


1Q1011036 | Português, Gêneros Textuais, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
No Itamaraty, em dependência do Serviço de Informações, opera autônoma e praticamente sem cessar o telex, espécie de bem-mandada máquina, que tiquetaqueia recebendo notícias diretas radiotelegráficas. Naquela tarde de 22 de novembro de 1963, passando por ali meu amigo o Ministro Portella, perguntou-lhe um subalterno de olhos espantados: que queria dizer “shot” em inglês? A tremenda coisa, no instante, anunciava-se já completa, ainda quente, frases e palavras golpeadas na longa tira de papel que ia adiante desenrolando-se. “Presidente Kennedy...” Susto e consternação confundiam depressa a cidade, os países, todo-o-mundo lívido. Antes que tudo, o assombro. Era uma das vezes em que, enorme, o que devia não ser possível sucede, o desproporcionado. Lembro-me que me volveram à mente outras sortes e mortes. E — por que então — a de Gandhi. Tende-se a supor que esses seres extraordinários, em fino evoluídos, almas altas, estariam além do alcanço de grosseiros desfechos. Quando, ao que parece, são, virtualmente, os que de preferência os chamam; talvez por fato de polarização, o positivo provocando sempre o negativo. De exformes zonas inferiores, onde se atrasa o Mal, medonhantes braços estariam armando a atingir o luminoso. Apenas os detêm permanentes defesas de ordem sutil; mas que, se só um momento cessam de prevalecer, permitem o inominável. Para nós a Providência é incompreendida computadora.

João Guimarães Rosa. Os abismos e os astros. In: Ave, palavra.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 69-70.

Com base no texto precedente, julgue o item subsequente.

A mistura entre elementos figurativos (metáforas e neologismos) e elementos informativos (datas e fatos passados) indica que o texto constitui uma crônica literária do ofício do narrador no Itamaraty.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por Isabel Augusta Queiroz Passos em 31/12/1969 21:00:00
Resposta: b) Errado

O texto não pode ser classificado propriamente como uma crônica literária do ofício do narrador no Itamaraty.
Embora o narrador mencione um acontecimento ocorrido no ambiente de trabalho (o Itamaraty), o foco central do texto não é o cotidiano profissional, mas sim uma reflexão metafísica e filosófica desencadeada pela notícia do assassinato de John F. Kennedy.
O narrador utiliza o episódio apenas como ponto de partida para desenvolver um texto altamente literário, subjetivo, com forte presença de metáforas, abstrações, associações existenciais e referências a figuras históricas (como Gandhi).
Portanto, a mistura de elementos figurativos e informativos não caracteriza uma crônica sobre o ofício; caracteriza, antes, um texto ensaístico e contemplativo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.