A Lei Orçamentária de 2009 somente inclui dotações para o pagamento de pre...

A Lei Orçamentária de 2009 somente inclui dotações para o pagamento de precatórios cujos processos contenham certidão de trânsito em julgado da decisão exeqüenda e pelo menos certidão


A Lei Orçamentária de 2009 somente inclui dotações para o pagamento de precatórios cujos processos contenham certidão de trânsito em julgado da decisão exeqüenda e pelo menos certidão

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: d) A questão trata da inclusão de dotações orçamentárias para o pagamento de precatórios, conforme previsto na legislação brasileira. A Lei Orçamentária Anual (LOA) deve incluir dotações para precatórios apenas quando houver certidão de trânsito em julgado da decisão exequenda, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos contra a decisão judicial que determinou o pagamento.

    Além disso, a lei exige que haja também certidão de trânsito em julgado dos embargos à execução, caso estes tenham sido opostos. Isso significa que, se houver embargos à execução, eles devem estar definitivamente julgados para que o precatório seja incluído na LOA.

    Essa exigência está prevista no artigo 100, parágrafo 3º, da Constituição Federal, que disciplina o pagamento de precatórios e determina que a inclusão na lei orçamentária depende do trânsito em julgado da decisão que reconhece o crédito, incluindo o trânsito em julgado dos embargos à execução.

    As outras alternativas não estão corretas porque não refletem a exigência legal para a inclusão das dotações orçamentárias para precatórios. Por exemplo, a simples oposição de embargos (alternativa a) ou impugnação dos cálculos (alternativa b) não são suficientes para a inclusão na LOA. A alternativa c, que menciona Conselhos de Classe, não tem relação com o tema.

    Portanto, a alternativa correta é a d, que menciona a certidão de trânsito em julgado dos embargos à execução, conforme a legislação vigente.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.