El fragmento a seguir trata de actividades de lectura en sala de
clase.
“O trabalho reflexivo sobre esse movimento de integração entre o
espaço cotidiano do aluno, de seus saberes e suas experiências, e
o espaço da escola, manifestado no texto lido e na atividade de
leitura realizada em sala de aula, seja essencial. Não apenas o
aluno pode selecionar melhor as informações que busca em seu
conhecimento prévio e as informações novas recebidas em função
de um objetivo específico, como também pode refletir sobre
possíveis direcionamentos presentes nos textos lidos para que ele
selecione determinadas informações e ignore outras. Além disso,
ao pensar sobre as inferências construídas, o aluno pode refletir
sobre sua concepção de mundo, alterando-a, de maneira
consciente, em função da sua integração com novos saberes, o que
colabora na construção de uma consciência de que nenhum saber
(consequentemente, nenhuma leitura) é fixo, uma vez que não
existe ninguém nem nada que esteja dado e acabado. “
Botelho, Patricia & Vargas, Diego da Silva. “Inferências e atividades de
leitura: cognição e metacognição em sala de aula”. In: Cad. Est. Ling.,
Campinas, v.63, p. 1-24, 2021.
Respecto a ese fragmento podemos afirmar que son prácticas en
las tareas de lectura de la clase de español lengua extranjera que
se basan en dichas conductas, a la excepción de :
✂️ a) Activar el conocimiento previo. ✂️ b) Traducir todas las palabras del texto. ✂️ c) Construir hipótesis de lectura. ✂️ d) Identificar informaciones implícitas ✂️ e) Desarrollar una lectura crítica.