Questões Português Morfologia

Responda:


1Q102024 | Português, Morfologia, Analista Administrativo, CFA, IADES

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Imagem 013.jpg

Imagem 014.jpg

Imagem 015.jpg


O trecho Ela está criando uma sociedade global, (...) (linhas 6 e 7) estaria adequadamente transposto para a voz passiva analítica em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos entender o que está acontecendo aqui. O trecho original é "Ela está criando uma sociedade global". Essa frase está na voz ativa, no presente do indicativo, no tempo composto (presente contínuo), indicando uma ação que está acontecendo agora.

Para passar para a voz passiva analítica, a estrutura é: sujeito paciente + verbo ser (no tempo correspondente) + particípio do verbo principal + agente da passiva (introduzido por "por").

No caso, "uma sociedade global" é o objeto direto, que vira sujeito na passiva. O verbo "criar" no presente contínuo vira "está sendo criado".

Então, a frase na voz passiva fica: "Uma sociedade global está sendo criada por ela".

Vamos analisar as alternativas:

a) "Ela será criada por uma sociedade global" - muda o sujeito e o tempo (futuro), não é correto.

b) "Uma sociedade global seria criada por ela" - tempo condicional, não corresponde ao original.

c) "Uma sociedade global está sendo criada por ela" - corresponde ao presente contínuo na passiva, está correto.

d) "Ela poderia ser criada por uma sociedade global" - muda o sujeito e o tempo/modalidade, incorreto.

e) incompleta.

Portanto, a alternativa correta é a c).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.