O tipo de comunicação adequado para a solicitação ao ministro é o aviso, o qu...

O tipo de comunicação adequado para a solicitação ao ministro é o aviso, o qual deve seguir o modelo do padrão ofício, acrescido de vocativo.


publicidade
📖 Texto associado
O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
O tipo de comunicação adequado para a solicitação ao ministro é o aviso, o qual deve seguir o modelo do padrão ofício, acrescido de vocativo.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • JACKSON LOPES FIRMINO DA SILVA
    JACKSON LOPES FIRMINO DA SILVA
    22/10/2015 • 12:58
    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    Questão Errada
  • Neto Comely
    Neto Comely
    02/03/2016 • 21:16
    Quem avisa ministro é! Fórmula para decorar.
  • Luciana Medeiros Santana
    Luciana Medeiros Santana
    19/01/2026 • 16:56
    Aviso é de ministro para ministro.
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    19/01/2026 • 17:39
    🚨 DICA IMPORTANTE: QUESTÃO DESATUALIZADA 🚨

    Amigos, atenção com essa questão sobre o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR). O gabarito consta como Certo, mas hoje a resposta seria ERRADO.

    Entenda o porquê:

    1. Extinção do Aviso: Desde a 3ª Edição do Manual (2018), os termos Aviso e Memorando foram abolidos. Agora, todas essas comunicações seguem o Padrão Ofício.
    2. Quem podia usar: Mesmo na regra antiga, o Aviso era exclusivo para comunicação entre Ministros de Estado. Um Secretário Estadual (como diz o enunciado) nunca poderia usar Aviso para falar com um Ministro.

    Como é hoje: Para qualquer autoridade, o documento correto é o OFÍCIO.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.