Questões Português Interpretação de Texto

Esse texto se estrutura:

Responda: Esse texto se estrutura:


1Q1025118 | Português, Interpretação de Texto, Jovem Aprendiz, Petrobrás, CONSULTEC

Texto associado.

O planeta teen

Eles se acham engraçados e originais. Confiam em si mesmos –– e desconfiam dos políticos até a ponta do cordão cuidadosamente desamarrado do tênis. Querem terminar os estudos, ter sucesso na carreira. O dinheiro não é tudo, 5 mas contam com uma vida confortável, uma boa casa, uma família feliz. Adoram televisão, ouvem pirâmides intermináveis de CD, saem muito com os amigos. Não estão com cabeça para longas reflexões filosóficas. Usam jeans e camiseta, bem descontraídos –– e de preferência com boas etiquetas. 

Devoram hambúrgueres e dedilham computadores com presteza. Qualquer pessoa pode identificar nessas definições um retrato dos jovens brasileiros que inundam os shoppings e engarrafam o trânsito nas portas dos colégios de classe média –– e estará certa. Jovens brasileiros? Acrescentem-se à lista americanos de todas as origens étnicas e homogêneos tailandeses, argentinos, egípcios e franceses, russinhos para os quais o comunismo não é mais nem um retrato na parede, coreanos expeditos, ingleses, alemães. O planeta teen, com todas as diferenças nacionais, é hoje extraordinariamente parecido, numa escala como jamais se viu antes.

O PLANETA teen. Disponível em:< http://veja.abril.com/arquivo_veja/capa19041995.shtml> Acesso em: 4 fev. 2010. 

Esse texto se estrutura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa E
O gabarito é a letra E, pois a construção textual se sustenta em uma linguagem rica em adjetivação e pontilhada de termos com sentido figurado, que servem justamente para acentuar os traços comuns dessa geração e dar mais força ao retrato global da juventude contemporânea.

É possível notar isso já nas primeiras frases, quando afirma que “eles se acham engraçados e originais”, utilizando adjetivos que atribuem qualidades subjetivas aos adolescentes. Além disso, há construções carregadas de sentido figurado, como “desconfiam dos políticos até a ponta do cordão cuidadosamente desamarrado do tênis”, em que a imagem vai além do literal para sugerir ironia e irreverência típicas da juventude.

O mesmo recurso aparece em expressões como “pirâmides intermináveis de CD”, que intensifica, por meio de hipérbole, o consumo de música, ou ainda na metáfora “russinhos para os quais o comunismo não é mais nem um retrato na parede”, que ilustra o distanciamento da juventude russa em relação ao regime político do passado. Essas escolhas linguísticas criam um texto envolvente, com forte carga expressiva, marcado por descrições subjetivas e comparações imagéticas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.