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1Q1025122 | Português, Interpretação de Texto, Jovem Aprendiz, Petrobrás, CONSULTEC

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O desafio da inovação

Steve Jobs apresentou ao mundo sua nova aposta, o iPad, um aparelho maior que um telefone celular e menor que um computador portátil. É cedo para diagnosticar se o iPad vai repetir o sucesso de venda dos últimos 5 lançamentos da Apple, criadora das mais fabulosas inovações tecnológicas recentes, o iPod (220 milhões) e o iPhone (50 milhões). Há pouca dúvida, porém, de que a máquina de inovar de Jobs terá produzido mais uma cápsula do que há de mais avançado em tecnologia digital no planeta 10 e, assim, assegurado mais um período de sólidos resultados financeiros para a sua empresa, com ou sem recessão econômica. Se não convenceu inteiramente os comentaristas tecnológicos, é unânime a previsão de que o iPad “fará dinheiro”.

A expressão “fazer dinheiro”, como sinônimo de criação de riqueza, nasceu com a transformação dos Estados Unidos em potência tecno-militar-industrial, como observou o economista ganhador do Prêmio Nobel, Paul Samuelson, morto aos 94 anos, em dezembro passado. Antes disso, 20 vigorava a noção mercantilista de que a riqueza apenas mudava de dono, sendo herdada ou tomada de alguém mais fraco ou menos hábil, pelo comércio, pela trapaça e pela guerra de conquista entre países. O que libertou as forças econômicas desse jogo de soma zero, em que o ganho de alguns não 25 aumentava o bolo geral de riqueza, foi a inovação, aliada à sua irmã gêmea, a produtividade, ambas dependentes da ciência aplicada e da tecnologia.

O DESAFIO da inovação. Veja, São Paulo: Abril, ed. 2150, ano 43, p. 12-13, 3 fev. 2010. Carta ao Leitor. Adaptado.

Há correspondência entre o fragmento transcrito e o que dele se afirma em:

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Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa A
No fragmento em que se apresenta o iPad como “um aparelho maior que um telefone celular e menor que um computador portátil”, o autor utiliza uma construção comparativa que caracteriza o novo produto a partir de sua posição intermediária em relação a outros dois dispositivos já conhecidos.

A afirmação da alternativa A identifica justamente essa estratégia: o nome “aparelho” é qualificado por dois termos que se opõem quanto ao sentido, já que um indica aumento de tamanho (“maior que um telefone celular”) e o outro indica diminuição (“menor que um computador portátil”). Esses qualificadores não se excluem, mas delimitam o lugar do objeto descrito, situando-o entre dois polos da comparação.
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