A Terceira Diretriz da Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa
Usuária da Saúde diz que toda pessoa tem direito ao atendimento
inclusivo, humanizado e acolhedor, realizado por profissionais
qualificados, em ambiente limpo, confortável e acessível .
  direito  se materializa quando o Serviço de Saúde é capaz de
garantir ao paciente
  ✂️         a) o sigilo e a confidencialidade de todas as informações pessoais,
mesmo após a morte, salvo nos casos de risco à saúde pública.      ✂️         b) um atendimento ágil, com estratégias para evitar o
agravamento, com tecnologia apropriada, por equipe
multiprofissional capacitada e com condições adequadas de
atendimento.      ✂️         c) o pleno conhecimento de todo e qualquer exame de saúde
admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de
função ou demissional realizados e seus resultados.      ✂️         d) o recebimento de visitas, quando internado, de outros
profissionais de saúde que não pertençam àquela unidade
hospitalar, sendo facultado a esses profissionais o acesso ao
prontuário.      ✂️         e) o acesso ao conteúdo do seu prontuário ou de pessoa por ele
autorizada e a garantia de envio e fornecimento de cópia, em
caso de encaminhamento a outro serviço ou mudança de
domicílio.