Questões Química Teorias e Práticas para O Ensino de Química

Qual das propostas a seguir é a mais adequada para promover e avaliar a diferenciação c...

Responda: Qual das propostas a seguir é a mais adequada para promover e avaliar a diferenciação conceitual das funções inorgânicas?


1Q1032943 | Química, Teorias e Práticas para O Ensino de Química, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Durante uma sequência didática sobre funções inorgânicas (ácidos, bases, óxidos e sais), os estudantes foram desafiados a:


“Escolher rótulos de produtos de limpeza e uso doméstico, identificar uma substância química presente e classificá-la quanto à função inorgânica. Depois, justificar essa classificação com base em sua composição, propriedades e uso.”


Ao final, os estudantes entregaram registros escritos contendo: o nome do produto, a substância destacada, a classificação atribuída e a justificativa. Abaixo, trechos de três justificativas:


Estudante A: “A água sanitária é uma base porque serve para limpar coisas sujas, igual ao sabão.”


Estudante B: “O vinagre é um ácido, pois apresenta cheiro forte e arde muito quando cai em uma ferida.”


Estudante C: “O sal de cozinha é um sal porque tem Na e Cl na fórmula, mas também tem gosto, por isso achei que era ácido inicialmente.”
Qual das propostas a seguir é a mais adequada para promover e avaliar a diferenciação conceitual das funções inorgânicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.