A Educação Física na escola deve promover a vivência e a
apuração das particularidades dos esportes de rede ou de quadra
dividida, bem como aqueles que utilizam parede de rebote, o que
favorecerá a utilização e a apropriação dessas atividades no
tempo de lazer, além de proporcionar a apreciação das
experiências sensíveis e estéticas inerentes a essas modalidades.
A opção que elucida os esportes mencionados e as dimensões do
saber abordadas na Base Nacional Comum Curricular é:
✂️ a) a prática de esportes de rede ou quadra dividida, assim como
os de parede de rebote, deve restringir-se à aprendizagem
das regras e técnicas fundamentais, sem aprofundar as
possibilidades de adaptação e invenção de novas maneiras de
usufruir dessas modalidades de lazer. ✂️ b) a utilização e a apropriação dos esportes de rede, quadra
dividida ou parede de rebote no lazer são condicionadas
unicamente pela disponibilidade de espaços e equipamentos
apropriados, não havendo conexão com a compreensão das
características e potencialidades dessas modalidades. ✂️ c) a assimilação das particularidades dos esportes de rede,
quadra dividida ou parede de rebote, possibilita aos
estudantes modificarem as regras, desenvolver novas
variantes e empregar materiais alternativos, ampliando as
oportunidades de utilização e apropriação dessas atividades
no lazer. ✂️ d) o aproveitamento das vivências sensoriais e estéticas
proporcionadas pelos esportes de rede, quadra dividida ou
parede de rebote é limitado aos atletas de alto desempenho,
que detêm o domínio técnico e tático indispensável para
reconhecer a beleza e a complexidade dessas modalidades. ✂️ e) a prática e a análise das particularidades dos esportes de
rede, da quadra dividida ou da parede de rebote são
significativas apenas para os estudantes ligados a essa
modalidade, mas não possuem relevância para a formação
integral dos demais discentes.