Texto associado. A questão, trata da atividade descrita a seguir:
Cristina, a professora da turma do Ensino Médio, planejou suas aulas para discutir a temática "Transformação de energia envolvidas no funcionamento de eletrodomésticos e economia no consumo". Com o intuito de abordar esta temática e ainda discutir os efeitos do desperdício para o meio ambiente no futuro, ela planejou sua aula em três etapas:
I- Etapa 1: apresentação de um vídeo aos estudantes e em seguida, diálogo sobre situações do cotidiano, que os estudantes conhecem e presenciam, relacionadas com o uso de eletrodomésticos na casa deles.
II- Etapa 2: demonstração de alguns experimentos de baixo custo, que foram explicados de forma dialogada com os estudantes, destacando os conhecimentos de Física presentes naqueles experimentos e necessários para a compreensão dos temas estudados.
III- Etapa 3: proposição de uma roda de conversa, entre os estudantes e a professora, quando falarão sobre o conhecimento incorporado por eles nas situações apresentadas pela professora. Professora e colegas questionarão, no intuito de analisar e interpretar tanto as situações iniciais quanto outras que poderiam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento.
Na terceira etapa da sequência didática, a professora promoveu
uma socialização do conhecimento entre os estudantes. Ao
tratarem da potência dos eletrodomésticos, os estudantes
começaram a questionar sobre as denominações entre watts (W)
e volts (V) de um chuveiro elétrico que fosse mais econômico. A
professora percebeu que os estudantes estavam divididos em
diferentes conclusões, sendo que a maior parte entendia que a
voltagem, 110V ou 220 V, era indiferente, mas o que importava
era a maior potência do chuveiro. Contudo, havia uma turma que
argumentava que o chuveiro capaz de gerar o maior aquecimento
de água, com o menor de consumo de energia elétrica, seria um
chuveiro com menor potência e voltagem. A partir destas
conclusões, de forma promover a aprendizagem dos estudantes
sobre as variáveis físicas relevantes envolvidas no fenômeno
apresentado, a professora propôs uma nova abordagem
pedagógica em relação aos conceitos de:
( ) consumo elétrico, para os estudantes que entendiam que a
potência era indiferente.
( ) tensão elétrica, para os estudantes que entendiam que a
potência deveria ser a maior.
( ) tensão elétrica, para os estudantes que entendiam que a
voltagem deveria ser a menor.
As afirmativas são, respectivamente.
✂️ a) F – F – F. ✂️ b) V – F – V. ✂️ c) F – V – V. ✂️ d) V – V – F. ✂️ e) V – V – V.