No USM do SNMP v3, a autenticação é provida por um HMAC de 96 bits, sendo ...

No USM do SNMP v3, a autenticação é provida por um HMAC de 96 bits, sendo oferecidas as funções de hash MD5 e o SHA-1.


🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    21/10/2025 • 17:43
    Gabarito: a)

    No SNMP v3, o USM (User-based Security Model) é responsável por prover segurança, incluindo autenticação e privacidade.

    A autenticação no USM é feita utilizando HMAC (Hash-based Message Authentication Code) com funções de hash como MD5 e SHA-1. Essas funções geram um código de autenticação que garante a integridade e a autenticidade da mensagem.

    O padrão do SNMP v3 especifica que o HMAC utilizado tem um comprimento de 96 bits, mesmo que as funções MD5 e SHA-1 produzam hashes maiores, o código de autenticação é truncado para 96 bits para otimizar o desempenho e o tamanho da mensagem.

    Portanto, a afirmação de que o USM do SNMP v3 utiliza HMAC de 96 bits com MD5 e SHA-1 para autenticação está correta, conforme definido no RFC 3414, que trata do USM para SNMP v3.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.