O Estado X estabeleceu, no seu Plano Plurianual (PPA), a meta de
reduzir a taxa de trabalho infantil de 10% para 0% até o final do
ciclo orçamentário. Para atingir essa meta, o Estado definiu
programas específicos distribuídos entre diferentes áreas, como
educação, assistência social e geração de renda familiar, visando
criar condições que desestimulem o trabalho infantil.
Cada programa do PPA possui metas físicas e indicadores
quantificados, que permitem monitorar o progresso e avaliar a
efetividade das ações implementadas. No entanto, o orçamento
é limitado, e os gestores devem tomar decisões para otimizar o
uso dos recursos e garantir que as metas e os indicadores do PPA
sejam alcançados.
Diante do objetivo de reduzir o trabalho infantil e da necessidade
de otimizar o uso do orçamento, a estratégia mais eficaz para
maximizar o impacto dos programas e atingir a meta de redução
planejada seria
✂️ a) reduzir o orçamento dos programas de geração de renda
familiar e redirecionar esses recursos para a educação, já que
muitas crianças envolvidas no trabalho infantil estão fora da
escola. ✂️ b) priorizar investimentos em assistência social, ampliando o
apoio direto às famílias e incentivando a permanência das
crianças nas escolas por meio de bolsas e incentivos
financeiros, com metas físicas e indicadores claros para
acompanhar o progresso. ✂️ c) manter o orçamento atual para todos os setores, mas
fortalecer as ações de fiscalização e punição do trabalho
infantil, sem aumentar investimentos em educação e
assistência social. ✂️ d) realocar recursos de programas de combate ao desemprego
adulto para programas educacionais e sociais voltados à
infância, sob a premissa de que a redução do trabalho infantil
depende do apoio à família. ✂️ e) concentrar todos os recursos no fortalecimento de programas
de geração de renda familiar, garantindo que as famílias
tenham recursos financeiros suficientes para que os pais
possam manter seus filhos fora do trabalho infantil, sem
ampliar os investimentos em educação e assistência social.