Na falsificação de produtos (bens e serviços), marcas e/ou
patentes, esses são copiados, imitados ou reproduzidos por uma
organização ou rede, sem qualquer autorização ou remuneração
de quem legalmente detém direitos sobre tal patrimônio intangível
e tangível, com vistas à obtenção de vantagem financeira via
comercialização. A marca que vai ser falsificada é,
necessariamente, bem conhecida e sobretudo valorizada por um
público que a consome ou gostaria de consumi-la. É uma prática
que se reveste de certas propriedades da pirataria do passado,
acrescida de traços modernos. Incide uma contrafação, pois essa
falsificação é fraudulenta, ao violar o direito de propriedade
industrial que legalmente pertence a terceiros. Por sua vez, os
compradores podem estar cientes (o que usualmente acontece) ou
não da ilegitimidade daquilo que adquirem. Num astuto modo de
uso, o consumidor não pretende passar, nos seus círculos, a
mercadoria falsa por verdadeira, para eliminar o risco social de serdesmascarada. Em vez disso, cria para si uma narrativa algo
favorável e até prestigiosa, mediante: a) a exibição de
conhecimentos sobre a marca original; b) comentários sobre
viagens ao exterior em que o produto foi adquirido; c) exposição de
um perfil de comprador esperto.
Adaptado de: STREHLAU , Suzane; André Torres; Filipe Quevedo-Silva. O
valor percebido no luxo falsificado pelo cliente de artigo legítimo: uma
investigação qualitativa, Revista de Administração da UNIMEP. v.13, n.3,
2015, pp. 75 – 77.
As afirmativas descrevem corretamente o comportamento social
em relação aos produtos falsificado, à exceção de uma . Assinale-a.
✂️ a) O conhecimento sobre o produto, mesmo que falsificado,
também confere prestígio ao consumidor ✂️ b) A compra de produtos falsificados é uma maneira de acessar o
valor simbólico por um custo inferior ao valor de mercado. ✂️ c) A aquisição de produtos falsificados está relacionada com
aspirações sociais do consumidor. ✂️ d) O uso de produtos falsificados está ligado a outros fatores
externos que influenciam o status social de quem os utiliza. ✂️ e) A decisão de comprar produtos falsificados é influenciada
principalmente pela percepção da qualidade do material.