Leia o trecho a seguir.
A ideia de uma “Sociedade de Consumo” vai além da ideia trivial
de que todos os membros dessa sociedade consomem, uma vez
que todos os seres humanos e todas as criaturas vivas consomem
e sempre consumiram. Acreditamos que a análise do consumo
como uma atividade social e cultural possibilitará uma melhor
compreensão dos novos discursos e propostas advindas do
pensamento ambientalista internacional, a partir da percepção da
questão ambiental como um problema relativo aos estilos de vida
e consumo. Deve-se destacar que a Sociedade de Consumo, como
uma ideologia e utopia pautada na abundância, adquiriu um
status de natural, universal e eterna, mas foi na verdade construída
e instituída em oposição a outras ideologias, utopias pautadas na
suficiência, que precisaram ser neutralizadas para permitir sua
emergência. O consumo se converteu na arena onde a cultura é
motivo de disputas e remodelações. Assim, decisões como o que
comprar, quanto gastar, quanto economizar etc. são decisões
baseadas em juízos morais e tanto geram quanto expressam aquilo
que conhecemos como cultura, no seu sentido mais geral.
Adaptado de: PORTILHO , Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e
cidadania. São Paulo: Cortez, 2005, p. 68-74. Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve
corretamente a interpretação da autora sobre a sociedade do
consumo.
✂️ a) Considera a organização da sociedade através do consumo
como um processo natural, representando a fase final do
desenvolvimento humano. ✂️ b) Interpreta a sociedade do consumo como um sistema social
que transforma o consumidor em uma vítima passiva, incapaz
de tomar decisões. ✂️ c) Compreende a sociedade do consumo através da perspectiva
material e simbólica, considerando as relações entre consumo,
poder e identidade. ✂️ d) Percebe a sociedade de consumo como um reflexo da
dicotomia entre natureza e cultura, onde os processos
culturais são completamente independentes dos processos
naturais. ✂️ e) Entende a sociedade de consumo como uma expressão de um
fenômeno relacionado ao consumo em todas as suas formas.