O Brasil tem defendido em negociações internacionais o uso
de biocombustíveis para descarbonizar o transporte marítimo, em
meio às discussões internacionais para criação de um imposto
sobre emissões de navios para financiar a transição do setor. Uma
eventual taxação é percebida como um grande ônus pelo
agronegócio nacional.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Algumas das principais alternativas em combustíveis de baixo
carbono para navegação estão o biodiesel, diesel verde (HVO),
metanol, etanol e amônia. Uma solução concorrente é a
eletrificação de embarcações, que tende a demandar também
adaptações nos portos, para que passem a ser supridores de
energia elétrica.
II. O biodiesel é mais vantajoso por ter características similares às
fontes atuais, podendo ser usado nos motores à combustão
interna, caso da maior parte da frota existente. O Brasil
também tem adotado uma postura mais ativa na defesa do uso
de etanol como combustível marítimo.
III. Até 2030, boa parte da indústria defende a manutenção do
status quo com o uso de combustíveis fósseis, sendo inclusive,
a linha de atuação da Petrobras.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.