No Illustrator 26.31.1, é possível curvar uma reta adicionando um ponto de ancoragem e arrastando as linhas de
direção que a formam. No programa, as curvas são mais
fáceis de serem editadas, caso se opte por aplicar o mínimo de pontos de ancoragem. O uso de muitos pontos
pode gerar alterações indesejadas, sendo, por isso, preferível separá-los.
Tendo em vista essas proposições, a melhor descrição
do conceito de “curva de Bézier”, desenvolvido pelo engenheiro francês Pierre Bézier (1910-1999), é a de uma
linha curva cuja(o)
✂️ a) forma e cuja extensão derivam matematicamente, e
não por uma série de cálculos vetoriais, podendo, em
programas gráficos como o Illustrator, tal curva apresentar um ponto final editável e dois manipuladores
para alterar sua inclinação e forma. ✂️ b) extensão é gerada matematicamente, e não por uma
série de cálculos vetoriais, sendo que, em programas
gráficos como o Illustrator, tal curva sempre possui
dois pontos finais e dois ou mais manipuladores que
podem ser movidos para alterar sua inclinação. ✂️ c) forma é derivada matematicamente, e não por uma
série de vértices conectados, sendo que, em programas gráficos como o Illustrator, tal curva, no mínimo,
possui dois pontos finais e dois manipuladores que
podem ser movidos para alterar tanto a direção quanto a inclinação. ✂️ d) extensão é gerada por intermédio de cálculo vetorial,
e não por uma série de vértices conectados, sendo
que, em programas gráficos como o Illustrator, tal curva apresenta sempre dois pontos finais, ao menos
um ponto intermediário e dois ou mais manipuladores
para alterar sua direção e inclinação. ✂️ e) raio é derivado por intermédio de cálculo vetorial, e
não por uma série de vértices conectados, sendo que,
em programas gráficos como o Illustrator, tal curva
pode apresentar dois pontos finais e dois ou mais manipuladores que podem ser direcionados para alterar
sua inclinação.