No passado, os consumidores ouviam com atenção a
transmissão de conteúdos pela mídia tradicional, inclusive a publicidade. Eles simplesmente não tinham
escolha. A mídia social mudou isso. Agora, os consumidores têm à disposição um grande volume de conteúdo gerado por outros usuários, o qual eles consideram
mais confiável e bem mais atraente do que aquele oferecido pela mídia tradicional.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de
Janeiro: Sextante, 2017.
Para atrair a atenção e o engajamento do público, as empresas investem cada vez mais no marketing de conteúdo
em suas redes sociais. Caracteriza-se marketing de conteúdo quando há o uso de
✂️ a) vídeos puramente publicitários em que o usuário se
sente como se estivesse diante de um comercial tradicional televisivo. ✂️ b) publicações com caráter mais jornalístico, com o intuito
apenas de informar sobre as novidades da empresa. ✂️ c) publicações com caráter apenas publicitário, em que a
venda é o foco do negócio. ✂️ d) estratégias de engajamento em que o texto é praticamente nulo, tendo como principal destaque a imagem. ✂️ e) brand journalism , “jornalismo de marca”, atrelado ao
brand publishing , “publicações de marca”, o que cria conexões mais profundas entre marcas e consumidores.