O iPhone é frequentemente citado como um exemplo
clássico de inovação disruptiva. No momento do seu lançamento, ele desafiou o padrão de mercado dos telefones
tradicionais com teclados físicos, introduzindo uma interface touchscreen e um sistema operacional focado na integração de múltiplas funções.
Considerando-se as características de inovações disruptivas, verifica-se que essas inovações
✂️ a) devem ter as demandas explícitas dos clientes ignoradas pela empresa e focar exclusivamente em resolver
problemas latentes que os consumidores ainda não
identificaram. ✂️ b) alcançarão sucesso no mercado a depender de seu
desempenho superior em relação aos concorrentes
desde o momento do seu lançamento, como demonstrado pela interface touchscreen do iPhone. ✂️ c) implicam sempre uma transformação radical do modelo de negócios existente, como visto no iPhone, que
unificou funcionalidades como internet, música, telefonia e câmera em um único dispositivo ✂️ d) podem inicialmente atender a nichos específicos com
um desempenho inferior ao dos produtos estabelecidos, mas, ao longo do tempo, a melhoria contínua
pode levar a uma transformação significativa do mercado. ✂️ e) necessitam introduzir tecnologias totalmente novas
e radicalmente diferentes das existentes para transformar mercados estabelecidos e substituir os produtos ou serviços já consolidados, criando novas bases
para a competição no setor.