Em 31/12/2021, uma empresa adquiriu, de terceiros, uma marca
por R$ 120.000. A marca será utilizada no lançamento de um novo
produto e foi classificada como ativo intangível de vida útil
indefinida, uma vez que não havia limite previsível para o período
no qual deveria gerar fluxos de caixa líquidos positivos para a
empresa.
A empresa efetua o teste de recuperabilidade do ativo de forma
constante.
Na data de aquisição, a empresa tinha expectativa de recuperar o
valor investido na marca em cinco anos e continuar utilizando a
marca ao longo do tempo.
Já em 31/12/2022, a empresa constatou que conseguiria
recuperar o investimento em oito anos, a partir daquela data,
enquanto o ativo continuaria sendo utilizado nas operações.
A empresa reconheceu, então, a despesa com a perda de
recuperabilidade do ativo, em sua demonstração do resultado.
O posicionamento da empresa está
✂️ a) incorreto, uma vez que o ativo é intangível. ✂️ b) incorreto, uma vez que a vida do ativo é indefinida. ✂️ c) incorreto, uma vez que não houve motivos para
reconhecimento da perda. ✂️ d) correto, uma vez que houve mudança na estimativa de retorno
do ativo. ✂️ e) correto, uma vez que há dúvidas em relação ao retorno do
ativo.