Ensinar sobre a cidade tem se constituído em um importante articulador de aprendizagens na educação geográfica. O ensino de cidade assume no início da escolarização uma grande aproximação com o lugar de vivência do estudante e, portanto, uma associação maior com a categoria lugar e paisagem, e ao longo dos anos finais vai assumindo maior complexidade em diferentes escalas geográficas e em associação com diferentes temas e categorias. FERREIRA, Afonso Vieira; PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. A Cidade como objeto de conhecimento para a educação geográfica . Revista Ensino de Geografia (Recife) V, v. 3, n. 2, 2020. Com relação ao Objetivo de Conhecimento “cidade”, dentro do componente curricular Geografia, assinale a alternativa correta.
✂️ a) A cidade possui vínculo com o cotidiano de jovens escolares tanto pela articulação de aspectos locais, como globais, assim, a aproximação da Geografia escolar ao mundo vivido pelos estudantes por meio do ensino de cidade, é um caminho desnecessário para a construção de aprendizagens significativas. ✂️ b) O ensino de cidade se insere na educação geográfica como mediação para se associar concretamente, saberes cotidianos e conhecimentos científicos, estabelecendo relação entre aspectos vividos e fenômenos geográficos mais locais, considerando suas relações de dependência escalar. ✂️ c) A partir da leitura e compreensão geográfica e crítica da cidade, podem-se construir ações intencionalmente direcionadas rumo à efetivação do direito a cidade, corroborando para maior participação de jovens escolares na tomada de decisões relacionadas aos direitos básicos do indivíduo. ✂️ d) É fundamental compreender a cidade a partir dos conceitos lugar, paisagem, natureza, território, bem como considerar a cidade constituindo-se parte de uma região e articulando-se a totalidade das relações locais. ✂️ e) O objeto de conhecimento cidade aparece de forma direta na proposta do ensino de Geografia pela BNCC, apresentando aspectos geográficos intrínsecos ao espaço urbano, e apresenta-se desarticulado de processos de aprendizagem relacionados e associados a temáticas diversas.