Considerado por muitos como o combustível de transição para
uma matriz energética mais limpa, eficiente e com menor teor de
carbono, e sendo capaz de prover armazenamento energético que
compense a sazonalidade e a intermitência no curto a médio
prazo, o gás natural vem ganhando cada vez mais relevância no
cenário mundial. Um dos efeitos sentidos é o aumento no número
de terminais de importação de Gás Natural Liquefeito (GNL) em
operação no mundo nos últimos anos.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. No Brasil, o GNL tem como objetivo principal o suporte à
sazonalidade da geração hidrelétrica. A tecnologia de
armazenamento desse combustível em embarcações menores
tem contribuído para a viabilidade de projetos de menor
escala, como a distribuição do GNL por barcaças e caminhões,
principalmente no Norte e Nordeste.
II. Os terminais offshore de regaseificação de GNL possuem seus
equipamentos para regaseificar o GNL em alguma estrutura
flutuante, normalmente em uma FSRU (Floating Storage
Regasification Unit. No Brasil temos apenas terminais offshore
em operação, e sua capacidade de armazenamento está
limitada aos tanques dos próprios navios regaseificadores ou
FSRU.
III. Terminais de GNL onshore , demandam baixo CAPEX e levam
menos tempo para sua construção. Entretanto, em função das
características geográficas do Brasil, os terminais offshore de
regaseificação de GNL são a melhor opção.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.