Texto associado. Para responder à questão, considere o seguinte texto:
De acordo com a pesquisa de Borges (2020), a Resolução CNE/CEB de 2001, um importante documento que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, apresenta dois tipos de professores para atuar com os estudantes que fazem parte do público-alvo da educação especial: os professores capacitados e os professores especializados.
De acordo com a Resolução mencionada pela autora,
são considerados professores especializados em Educação Especial aqueles que, entre outros aspectos, desenvolveram competências para
✂️ a) realizar o atendimento educacional especializado em
espaços de salas e classes especiais, organizadas
para o público da educação especial. ✂️ b) elaborar o plano educacional especializado, para
que os alunos com deficiência tenham acesso ao
currículo comum. ✂️ c) atuar em escolas comuns inclusivas, promovendo
adaptações estruturais e pedagógicas para a plena
integração dos alunos. ✂️ d) estabelecer plano de ação e estratégias inclusivas
que garantam a participação plena de todos os alunos nas salas de recursos. ✂️ e) identificar as necessidades dos alunos, definir, implementar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização e adaptação curricular.