Texto associado. Para responder à questão, considere o seguinte texto:
De acordo com a pesquisa de Borges (2020), a Resolução CNE/CEB de 2001, um importante documento que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, apresenta dois tipos de professores para atuar com os estudantes que fazem parte do público-alvo da educação especial: os professores capacitados e os professores especializados.
São considerados professores capacitados, de acordo
com a Resolução mencionada pela autora, aqueles que
comprovem, em sua formação de nível médio ou superior, a inclusão de conteúdos sobre educação especial
que promovam o desenvolvimento de competências e
valores necessários para atuar em classes comuns com
os estudantes público-alvo da educação especial. Entre
essas competências, destaca-se:
✂️ a) atuar em cooperação com a equipe gestora para elaboração do plano de atendimento de integração dos
alunos em situação de inclusão. ✂️ b) apoiar os professores das salas comuns, em processo de capacitação, para o atendimento das necessidades dos estudantes. ✂️ c) realizar o atendimento educacional especializado
nas salas de recursos multifuncionais em contraturno escolar. ✂️ d) avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento das necessidades educacionais específicas dos alunos. ✂️ e) organizar atividades adaptadas para a personalização e redução curricular para atender às necessidades específicas dos alunos.