"Hoje não basta produzir. É indispensável pôr a produção
em movimento, pois agora é a circulação que preside a
produção." (SANTOS, M. & SILVEIRA, M.L. O Brasil:
território e sociedade no início do século XXI. São Paulo,
Editora Record, 2001.)
Em tempos de economia globalizada e alta
competitividade internacional, o crescimento econômico
brasileiro vem esbarrando em dificuldades impostas pela
inadequação de seu sistema de transporte, ainda
predominantemente rodoviário. A respeito das políticas de
transporte de cargas no Brasil, assinale a opção correta.
✂️ a) As dimensões continentais do país, associadas a
algumas de suas condições naturais, como um relevo
fortemente acidentado, impediram a implantação de
uma matriz de transportes multimodal. ✂️ b) O transporte ferroviário é pouco utilizado no território
brasileiro por se tratar de um sistema caro e
complexo, incompatível com o nível de
desenvolvimento econômico contemporâneo do país. ✂️ c) O transporte de carga por caminhões tem um custo
mais elevado do que o realizado por outros meios,
como trens e navios, visto que o volume de
mercadorias transportado por litro de combustível é
menor. ✂️ d) O transporte ferroviário tem se apresentado como o
principal substituto do sistema rodoviário em função
dos maciços investimentos estatais na expansão
desse modal no fim do século XX. ✂️ e) A opção pelo transporte rodoviário ainda predomina
no Brasil devido à queda do preço dos combustíveis
no país, em especial após a descoberta de grandes
reservas de petróleo conhecidas como pré-sal.