“Uma estrada de ferro de 366 km no meio da Floresta
Amazônica, passando sobre rios que triplicam de volume
na época da chuva (o que pode durar quase metade do
ano) e ligando coisa nenhuma a lugar algum, parece uma
péssima ideia.”
(Fernando Granato. Insalubridade, mortes e milhares de dólares: o trem
'fantasma' da Floresta Amazônica, 2021)
A respeito da ferrovia Madeira-Mamoré, assinale a
afirmativa correta.
✂️ a) A meta da ferrovia era atravessar os estados do
Amazonas e Pará, passando pela fronteira de Roraima,
seguindo um trajeto de vários quilômetros através da
floresta Amazônica. ✂️ b) A construção da ferrovia fez parte do Tratado de
Petrópolis selado com a Bolívia, em 1903, após compra
de território boliviano pelo Brasil que corresponde ao
estado do Acre. ✂️ c) A ferrovia foi inaugurada em 1912 e deu lucro até o
ano de 1966 e, devido à queda vertiginosa da
participação brasileira no mercado da borracha, passou
a acumular vários prejuízos até seu fechamento. ✂️ d) Atualmente, a ferrovia é usada para o turismo, que
realizou grandes investimentos para sua recuperação,
tendo grande importância na qualificação de mão de
obra e aumento de renda e emprego na região norte. ✂️ e) A construção da ferrovia proporcionou boas condições
de trabalho e aumento da renda dos seringueiros da
região, provocando progresso e desenvolvimento
econômico para o estado do Acre.