Questões Segurança e Saúde no Trabalho Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego

De acordo com a NR-9, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores co...

Responda: De acordo com a NR-9, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados deverão elaborar e implementar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), visando à p...


1Q1052622 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de Segurança do Trabalho, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a NR-9, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados deverão elaborar e implementar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle. Sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Deverá conter, no mínimo, um planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratégias e metodologias de ação; forma do registro, manutenção e divulgação de seus dados; definição da periodicidade e forma de avaliação do seu desenvolvimento.
( ) Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos duas vezes ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.
( ) A sua elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação poderão ser feitos pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR-9.
( ) A avaliação qualitativa deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; dimensionar a exposição dos trabalhadores; e, subsidiar o equacionamento das medidas de controle.
( ) O estudo, o desenvolvimento e a implantação de medidas de proteção coletiva deverão obedecer à seguinte hierarquia: 1º) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;2º) medidas que previnam a liberação ou a disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; 3º) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.