A organização que tem metas e controles internos definidos utiliza-se da auditoria como ferramenta de gestão. O
controle dos processos de compras deve ser devidamente
aprovado e referidas compras autorizadas pelos gestores,
obedecendo a limites de valores, níveis hierárquicos, estoques, qualidade dos produtos e diferentes fornecedores
para evitar fraudes. Sobre auditoria em compras, assinale
a afirmativa INCORRETA.
✂️ a) O auditor interno, no desempenho de sua função, não
exerce autoridade e responsabilidade direta sobre os outros membros da organização e sobre as atividades que
examina. Contudo, deve estar ciente de que as fraudes e
os erros são atos não intencionais. ✂️ b) A fraude nas empresas é uma realidade bastante presente, que precisa ser mais investigada e bem trabalhada
pelos órgãos de controle. As empresas devem zelar por
melhores controles internos, trabalhar de modo correto
o desenvolvimento do capital humano e insistir na
conscientização sobre valores éticos e morais. ✂️ c) A auditoria interna desenvolve atividades de avaliação
independente, de assessoramento à administração voltada para o exame e a avaliação dos sistemas de controle
e de desempenho das atribuições definidas para cada
área da empresa, inclusive a área de compras, mediante
diretrizes, políticas e objetivos determinados pelos administradores. ✂️ d) A auditoria interna se utiliza de políticas operacionais,
procedimentos e definições adotados como planos permanentes da empresa, tendo como objetivo a salvaguarda dos interesses da empresa; a precisão e a confiabilidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros
e operacionais; o estímulo à eficiência operacional; e, a
aderência às políticas existentes. ✂️ e) O setor de compras é diretamente ligado à produção e aos
diversos setores dentro da empresa. O profissional de
compras deve seguir procedimentos internos devidamente estabelecidos pela administração ao executar as operações de compras. Por isso, um eficiente sistema de auditoria interna permitirá a prevenção contra a ocorrência de
fraudes e minimizará os riscos de erros e irregularidades.