Texto associado. Texto II
A gênese da Polícia Militar do Piauí
A gênese da Polícia Militar do Piauí está no que hoje boa parte dos historiadores entende como o marco inaugural do Brasil como nação: a vinda da família real portuguesa, em 22 de janeiro de 1808, quando, sob o comando do Príncipe Regente Dom João VI, um contingente de aproximadamente 15 mil pessoas chega ao Brasil.
Diante da necessidade de organizar e manter a ordem pública na cidade do Rio de Janeiro, então capital da América Portuguesa e local escolhido como residência por quase toda a Corte, umadas primeiras medidas do Príncipe Regente Dom João foi criar a Intendência Geral da Polícia da Corte e do Estado do Brasil, a qual deveria seguir a mesma organização e a mesma jurisdição de sua correspondente portuguesa, e cuja função era disciplinar e criar uma ordem social condizente com as pretensões da Corte.
(http://www.pm.pi.gov.br/memorial.php , ACESSO EM 22.3.2021-adaptado)
A vinda da família real portuguesa para o Brasil oportunizou a criação da Intendência Geral da
Polícia da Corte. De acordo com o texto, essa criação
✂️ a) comprovou a intenção da família real de ficar radicada no Brasil. ✂️ b) procurou atender ao desejo da Nação de mais segurança pública. ✂️ c) atendeu aos anseios da Corte quanto a produzir uma ordem social. ✂️ d) gerou as condições para o Brasil tornar-se tão seguro quanto Portugal. ✂️ e) possibilitou ao grande continente de portugueses trabalho na área de segurança.