Durante a “Campanha Junho Verde”, foi organizada uma ação
socioeducativa para divulgar os princípios da Política Nacional de
Educação Ambiental (PNEA) em uma comunidade quilombola.
Um analista foi encarregado de propor atividades que unissem a
valorização da cultura afro-brasileira a práticas sustentáveis
locais, conforme as diretrizes da PNEA.
Com base nessas diretrizes e nos objetivos da ação, avalie a
adequação das atividades listadas a seguir.
I. Criação de uma horta agroecológica com técnicas herdadas
de saberes quilombolas, como o cultivo consorciado, o uso de
plantas medicinais e o manejo sustentável do solo, com a
participação de anciãos e de agricultores locais.
II. Elaboração de um roteiro turístico que inclua visitas a
espaços sagrados, oficinas de culinária tradicional com uso de
ingredientes nativos e explicações sobre práticas sustentáveis
locais, com participação da comunidade.
III. Organização de uma oficina em que mestres locais aprendam
a notação musical ocidental, de modo que as canções
tradicionais da comunidade sejam ajustadas para um padrão
musical formalizado, facilitando a sua divulgação.
São exemplos de aplicação dos princípios da PNEA as atividades
descritas em:
✂️ a) I, apenas; ✂️ b) I e II, apenas; ✂️ c) I e III, apenas; ✂️ d) II e III, apenas; ✂️ e) I, II e III.