Uma equipe de pesquisadores de Administração Pública quer
avaliar o impacto de um novo programa de capacitação para
servidores públicos sobre a eficiência no atendimento ao cidadão.
Foram definidos os seguintes objetivos para a pesquisa:
1. quantificar a melhoria dos indicadores de atendimentos
(tempo de atendimento, número de atendimentos etc.);
2. compreender a percepção dos servidores e dos cidadãos
atendidos sobre as mudanças provocadas pelo programa;
3. explorar sugestões para melhorar o programa.
Diante desse cenário, visando a atingir os objetivos de forma
completa e integrada, a abordagem de pesquisa a ser utilizada é a:
✂️ a) experimental, pois só assim será possível testar causalidade
sobre a eficiência do programa; ✂️ b) quantitativa, pois permite medir rigorosamente os
indicadores de desempenho e tirar conclusões generalizáveis; ✂️ c) exploratória, pois não há hipóteses a serem testadas, apenas
descobertas a serem feitas sobre o programa; ✂️ d) qualitativa, porque o mais importante é entender as
percepções e experiências dos servidores e usuários dos
atendimentos; ✂️ e) mista, pois combina a coleta e a análise quantitativa dos
indicadores com a coleta e a análise qualitativa das
percepções e sugestões, proporcionando uma visão integrada
do fenômeno.