Questões Português Interpretação de Textos

Qual é a principal ideia e a intenção do autor ao dar início à narrativa desse modo?

Responda: Qual é a principal ideia e a intenção do autor ao dar início à narrativa desse modo?


1Q1064770 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Assis Brasil AC, DECORP, 2025

Texto associado.

Leia o texto e responda a questão.


Trecho (do início de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Capítulos I e II)


Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar meu nascimento ou minha morte. Supondo que o uso vulgar me obrigasse a optar pelo nascimento, foi-me impossível resistir à tentação de começar pela morte.

Digo, pois, que morri em uma tarde de sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha sessenta e quatro anos, e desde que me conheci, sempre me inclinei a fazer tudo pela forma mais sensata; mas, dessa vez, não pude conter uma estranha vontade de experimentar o insólito.


Machado de Assis.

Qual é a principal ideia e a intenção do autor ao dar início à narrativa desse modo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.