Questões Administração Pública Comunicação Na Gestão Pública

Os profissionais que atuam em um Consórcio Público Interfederativo de Saúde devem domin...

Responda: Os profissionais que atuam em um Consórcio Público Interfederativo de Saúde devem dominar os princípios e técnicas da redação oficial para a produção de documentos institucionais. Sobre as caracter...


1Q1066816 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Pedagogo, CISAMVE SC, FURB, 2025

Os profissionais que atuam em um Consórcio Público Interfederativo de Saúde devem dominar os princípios e técnicas da redação oficial para a produção de documentos institucionais. Sobre as características e tipos de redação oficial, analise as proposições apresentadas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A clareza, característica fundamental da redação oficial, consiste na objetividade e na precisão do texto, de modo que a mensagem seja inteligível para qualquer destinatário, evitando ambiguidades e termos excessivamente técnicos.
(__)O memorando é uma modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sendo caracterizado pela agilidade e simplificação dos procedimentos burocráticos.
(__)A formalidade na redação oficial exige o uso de linguagem respeitosa e impessoal, mas não impõe expressões padronizadas como "Tenho a honra de" ou "Venho por meio desta", que podem ser utilizadas apenas quando compatíveis com o contexto.
(__)O ofício é um instrumento de comunicação oficial amplamente utilizado na Administração Pública, podendo ser empregado tanto em comunicações entre Chefes dos Poderes Públicos quanto para tratativas administrativas ou jurídicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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