Certa prefeitura municipal enfrenta uma crise de imagem após denúncias de má gestão administrativa na área da saúde.
Diante da perda de confiança por parte da população e do aumento da desinformação, a nova equipe de governo decide
reformular sua política de comunicação institucional com foco na transparência, no diálogo com os cidadãos e na reconstrução da legitimidade das ações públicas. Considerando os fundamentos da comunicação pública democrática, analise as afirmativas a seguir.
I. A realização de campanhas publicitárias que destaquem os feitos da gestão, mesmo que utilizem linguagem acessível e
canais variados, deve ser articulada com estratégias de escuta e diálogo com a população para contribuir efetivamente para
restaurar a confiança institucional.
II. A comunicação pública deve promover a participação cidadã e o controle social, indo além da mera divulgação de informações institucionais.
III. A adoção de uma comunicação voltada à valorização da imagem do gestor público, com ênfase em ações individuais e uso
recorrente da sua identidade visual, fortalece a imagem institucional da prefeitura de maneira ética e legítima.
IV. O fortalecimento da comunicação pública requer a adoção de práticas que garantam o acesso à informação de interesse
coletivo e o respeito à pluralidade de vozes no espaço público.
Está correto o que se afirma apenas em
✂️ a) I e III. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) I, II e IV.