Texto associado. A questão de número 49 a 51 refere-se ao seguinte enunciado:
Paciente de 88 anos, mulher, hipertensa, foi submetida a osteossíntese do fêmur esquerdo há 2 anos por fratura ocorrida após queda da própria altura. Relata que, há 1 dia, ao tentar levantar da cama durante a madrugada para ir urinar, não conseguiu manter-se em pé e voltou a sentar na cama, involuntariamente. Não houve trauma. Ela faz uso dos seguintes medicamentos: hidroclorotiazida 25 mg pela manhã, hidralazina 25 mg 8/8 horas, anlodipino 5 mg 12/12 horas.
É possível que o evento ocorrido com a paciente tenha
sido uma hipotensão ortostática (HO). Assinale a alternativa que corretamente relata como ela deve ser investigada.
✂️ a) 1º – repouso em DD por 15 minutos. 2º – afere-se a
pressão arterial (PA) a cada 5 minutos, considerando-se a PA supina, a última aferida. 3º – coloca-se o
paciente em pé e sua PA é aferida a cada 4 minutos.
4º – uma queda na PAS de 10 mmHg, com ou sem
sintomas é o suficiente para o diagnóstico da HO. ✂️ b) 1º – repouso em DD por 15 minutos. 2º – afere-se a
pressão arterial (PA) a cada 5 minutos, considerando-se a PA supina a última aferida. 3º – coloca-se o
paciente em pé e sua PA é aferida a cada 4 minutos.
4º – uma queda na PAS de 20 mmHg, com ou sem
sintomas é o suficiente para o diagnóstico da HO. ✂️ c) 1º – repouso, sentado, por 15 minutos. 2º – afere-se
a pressão arterial (PA) a cada 5 minutos, considerando-se a PA supina a última aferida. 3º – coloca-se o
paciente em pé e sua PA é aferida a cada 4 minutos.
4º – uma queda na PAS de 20 mmHg, com ou sem
sintomas é o suficiente para o diagnóstico da HO. ✂️ d) 1º – repouso em decúbito dorsal (DD) por 20 minutos. 2º – afere-se a pressão arterial (PA) a cada 5 minutos, considerando-se a PA supina a última aferida.
3º – coloca-se o paciente em pé e sua PA é aferida
a cada 4 minutos. 4º – uma queda na PA sistólica
(PAS) de 30 mmHg, com ou sem sintomas, é o suficiente para o diagnóstico da HO. ✂️ e) 1º – repouso em DD por 30 minutos. 2º – afere-se a
pressão arterial (PA) a cada 10 minutos, considerando-se a PA supina a última aferida. 3º – coloca-se o
paciente em pé e sua PA é aferida a cada 4 minutos.
4º – uma queda na PAS de 20 mmHg, com ou sem
sintomas é o suficiente para o diagnóstico da HO.