Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar
uma política de tolerância e respeito entre as diferentes
culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica,
sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo
implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela
pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra
perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada.
Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por
enfatizar o processo social de produção da diferença e da
identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de
poder e autoridade.
Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens
nos estudos do multiculturalismo: interativa ou
interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou
monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens,
assinale a alternativa correta.
✂️ a) Para a autora, a abordagem diferencialista apresenta a
visão de sociedade multicultural, porém uma política
assimilacionista promove a integração de todos na
sociedade, incorporados à cultura hegemônica. Ela usa
como exemplo a política de universalização da
escolarização, no que pese considerar que a instituição
escolar possui um caráter monocultural e
homogeneizador. ✂️ b) O multiculturalismo assimilacionista parte da
afirmação de que, quando se enfatiza a assimilação,
termina-se por negar a diferença ou por silenciá-la.
Logo, procura reconhecer a diferença, promovendo
sua expressão em contexto específico, com a criação
de verdadeiros apartheids socioculturais. ✂️ c) O interculturalismo favorece o diálogo entre os saberes
e as identidades, rompe com a ideia essencialista
das culturas e das identidades e entende que a
cultura está em processo constante de construção,
desestabilização e reconstrução. ✂️ d) O monoculturalismo plural promove a inter-relação
entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais. ✂️ e) No multiculturalismo assimilacionista, são
considerados os processos de hibridização cultural
que mobilizam as identidades, reformulando-as
permanentemente em mecanismos segundo os quais
as culturas não são puras nem estáticas.