“A relação das oficinas de dança, de canto, coreografia, tem como objetivo maior a banda, o repertório da banda. Só que o repertório é extremamente rico, tem o samba, o funk, o maracatu, então isso também traz um leque cultural para essa criança, esse jovem. A banda hoje tem no seu repertório algumas músicas que foram elaboradas por eles, então é um processo onde ele possa participar, mas o projeto hoje não tem este momento de criatividade, de formação autônoma desse jovem. Os jovens não estão nesse processo criativo autônomo. Tem sempre o presidente da instituição o maestro da banda que é responsável por toda essa parte artístico-cultural” (Ligia Pimenta, Coordenadora da ONG Meninos do Morumbi. Trecho extraído da obra “As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático”, de Suzana Schmidt Viganó) Sobre o caráter das atividades da ONG Meninos do Morumbi no que tange ao conceito de ação sociocultural, é possível afirmar que
✂️ a) o caráter monumental das apresentações demonstra que o menino pobre, antes excluído, agora está inserido na sociedade de maneira participativa através da arte. ✂️ b) a arte perde seu fim em si mesma adquirindo uma função de uso ou instrumento através do qual se ascende a uma nova realidade social – cedida parcialmente visto que os participantes não construíram seu próprio percurso. ✂️ c) a relevância técnica exibida no repertório é o principal objetivo pelo qual as crianças pobres alcançarão um mundo mais inclusivo. ✂️ d) a ação sociocultural visivelmente articulada ao produto cultural, responde ao anseio de pais e educadores que a partir dessa perspectiva, auxiliam no processo crítico-formativo do educando. ✂️ e) ao participar dos shows e viajar por diversas cidades, o menino pobre vai construindo uma experiência significativa para intervir na realidade, afirmando a arte na cadeia produtiva social.