Em 1963, a publicação de Improvisação para o Teatro introduziu pela primeira vez os jogos teatrais
de Viola Spolin e sua filosofia para o teatro nos Estados Unidos. Spolin figura seguramente entre os
maiores professores de teatro do mundo. Onde quer que seu método e seus ensinamentos tenham
chegado, não importando o país ou a língua, eles fizeram escola. Improvisação para o Teatro, sua
famosa coleção de jogos, exercícios de atuação e comentários, continua tão atual hoje quanto na época
de sua aparição inicial, como sua crescente difusão na rede escolar brasileira vem comprovando.
A respeito das múltiplas dimensões dos jogos teatrais e da abordagem de Viola Spolin para o
ensino/aprendizagem é correto afirmar que:
✂️ a) Sua abordagem foi desenvolvida para atender as demandas de desenvolvimento de aspectos do
desenvolvimento infantil apontados por Walon: psicomotores, cognitivos e afetivos. ✂️ b) A abordagem de Spolin representa a síntese do pensamento e da proposta estética do Teatro da
Broadway, cuja influência no Brasil pode ser percebida, por exemplo, no Teatro do Oprimido e no
Teatro Oficina. ✂️ c) A abordagem de Spolin pressupõe valorizar o talento natural de cada aprendiz para a experiência
em palco, pois nem todas as pessoas têm as habilidades necessárias para a obtenção de senso estético
e valor cênico. ✂️ d) Sua abordagem possui a perspectiva de que a capacidade de experienciar em todos os níveis
(intelectual, físico e intuitivo) no palco pode ser desenvolvida de modo mais eficiente trabalhando com
base em um texto pré-estabelecido para servir de base às experimentações teatrais. ✂️ e) Sua abordagem de jogos coletivos a partir de situações-problema foi introduzida nos campos da
psicologia, recreação, trabalho em prisões, saúde mental e especialmente na educação, em vários níveis
e áreas do currículo.