O ensino de teatro está ligado à educação simbólica e estética, que incide no desenvolvimento dos sentidos ao ler, capturar e significar a realidade, representando-a. Essa proposta de formação lida com outros modos de conhecer, de fazer e de se relacionar, que não sejam apenas resultantes do discurso verbal.
CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de Teatro : fundamentos e didática (ebook). Salvador/BA: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020, p. 54, com adaptações.
Acerca do tema do texto, assinale a alternativa correta.
✂️ a) O ensino de teatro envolve os sujeitos em uma atmosfera de competição, em constante disputa por protagonismo nas produções teatrais escolares. ✂️ b) Os modos de aprender o fazer teatral na escola se constroem no uso de textos teóricos oriundos da Grécia antiga, berço do teatro ocidental. ✂️ c) O jogo teatral pode ser entendido como estrutura mínima para o ensino de teatro, pois mobiliza um saber por intermédio da experiência corpórea e sensível. ✂️ d) As estratégias para o aprendizado de teatro se constroem na ativação de linguagens específicas de expressão corporal. ✂️ e) Pensando em uma didática específica para o teatro, destaca-se o jogo teatral como metodologia para esse ensino, presente exclusivamente nas etapas iniciais da experiência teatral.