Para ação cultural da arte intervencionista não é
necessário que o atuante desenvolva uma
segunda natureza corporal, que domine a técnica
de interiorização, que adquira uma maneira
apurada de caracterizar uma personagem, uma
voz bem colocada e ressoante, deve, sim saber
comunicar-se com a diversidade que se encontra
na rua pois a cena que se inventará não é a
realização de projetos de ensaios. Tal cena chega
mais próxima das festividades populares do que
dos teatros estéticos dos palcos fechados. Na rua
o atuante se depara com o desconhecido que não
pode ser previsto.
Fonte : ANDRÉ, Carminda Mendes. O Teatro Pós-dramático nas
Escolas (adaptado).
Considerando o texto, analise as afirmativas:
I. Os experimentos de teatro intervencionista
podem trabalhar com __________ e
_________.
II. O modo de expressão dos artistas brincantes
de cortejos dramáticos como A caçada da
Rainha, O bumba-meu-boi e Folia de Reis
assemelha-se à atuação apresentada na
______________.
III. Teatro pós-dramático trabalha com a persona
em estado de _____________.
IV. A cena em que um grupo de artistas entrega
flores aos motoristas no sinal de trânsito é
um_________________.
V. Os teatros de rua e o circo, embora possam
trabalhar com a construção de personagens,
mantêm em comum com as práticas
intervencionistas a presença da
_____________ e do _____________.
Assinale a alternativa que complementa
CORRETAMENTE as afirmativas.
✂️ a) Intervenção urbana e teatro épico –
biomecânica – catarse - gestus político
performativo - circunstâncias dadas e
movimento imaginativo. ✂️ b) Intervenção urbana e happing - performance
art – performatividade - gestus político
performativo - interatividade e risco corporal. ✂️ c) Teatro épico e teatro dramático –
representação - movimento imaginativo - efeito
de distanciamento - fé cênica e risco corporal. ✂️ d) Pintura e teatro dramático – biomecânica –
êxtase - Jogo de professor-personagem -
interatividade e risco corporal. ✂️ e) Ritual e teatro realista - movimento imaginativo
– catártico - evento cênico - circunstância
dadas e desafio corporal.