Texto associado. TEXTO II
Pesquisa exclusiva mostra que brasileiros superestimam suas capacidades digitais
Os brasileiros estão otimistas com o impacto da transformação digital em suas carreiras, mas superestimam as suas capacidades digitais, que serão chave no mercado de trabalho nos próximos anos. A constatação está em pesquisa realizada por Tera, Scoop&Co e Época Negócios, apoiada por Love Mondays. O estudo mostra que mais de 80% dos brasileiros se dizem empolgados com a chegada das novas tecnologias notrabalho e 87% estão confiantes de que vão se adaptar à nova realidade.
Essa percepção positiva da maioria, contudo, não condiz com a realidade do mercado. Quando apresentados a uma lista de habilidades mais demandadas, 42% afirmaram não conhecer as 14 competências digitais desejadas por empregadores, de acordo com lista do LinkedIn para 2018. “A lista traz funções não exigidas nas empresas há cinco anos. Esse cenário descrito pela pesquisa é um retrato de que a renovação das competências aconteceu rápido demais. As pessoas não viram isso acontecer”, diz Leandro Herrera, fundador da Tera.
(Barbara Bigarelli. Época Negócios. 14.11.2018. https://epocanegocios.globo.com. Adaptado)
Leia: “Os brasileiros estão otimistas com o impacto da
transformação digital em suas carreiras, mas superestimam as
suas capacidades digitais, que serão chave no mercado de
trabalho nos próximos anos.” O vocábulo em destaque, no
fragmento acima, tem como sentido _______, levando-se
em consideração o uso correto quanto à concordância
nominal. Além disso, pode-se dizer que ele também
_____________. Preenchem correta e respectivamente os
espaços acima as afirmações contidas em:
✂️ a) “baldados” / está empregado no sentido denotativo. ✂️ b) “prescindíveis” / está empregado no sentido conotativo. ✂️ c) “requeridos” / está empregado no sentido denotativo. ✂️ d) “essenciais” / está empregado no sentido conotativo. ✂️ e) “propensos” / está empregado no sentido conotativo.