Viola Spolin (1906), é considerada por muitos como a fundadora do teatro improvisacional. Ela iniciou
sua pesquisa nesse campo ao criar atividades teatrais com imigrantes durante a grande depressão
americana. Esse contexto a fez perceber a urgência da criação de um sistema teatral acessÌvel a todas
as pessoas. Sem uma metodologia de fácil entendimento, capaz de superar as barreiras culturais e étnicas impostas pela globalização, seria impossível interagir plenamente. A partir desse trabalho,
Spolin passou a construir seu método cuja herança chega ainda aos nossos dias em sua plena função
pedagógica e social.
Acerca do método de teatro improvisacional defendido por Spolin, assinale a alternativa correta:
✂️ a) O sistema de Jogos de Spolin compreende três partes: Foco, Desenvolvimento e Repetição, que se
organizam nesta ordem. O foco ou Ponto de Concentração traz o objetivo do jogo. Apresenta o
problema a ser solucionado. ✂️ b) O sistema de Jogos de Spolin compreende três partes: Instrução, Jogo e Repetição, que se
organizam nesta ordem. O Jogo sempre apresenta um problema a ser solucionado. ✂️ c) O sistema de Jogos de Spolin compreende três partes: Foco, Jogo e Autoavaliação, que se
organizam nesta ordem. A Autoavaliação é um dos grandes diferenciais de seu método de ensino da
arte cênica. ✂️ d) O sistema de Jogos de Spolin compreende três partes: Foco, Instrução e Avaliação, que se
organizam nesta ordem. O foco ou Ponto de Concentração (POC) traz o objetivo do jogo. Apresenta o
problema a ser solucionado. ✂️ e) O sistema de Jogos de Spolin compreende três partes: Instrução, Jogo e Repetição, que se
organizam nesta ordem. A Repetição é o princípio básico da noção de ensaio, que ser· desenvolvida
em fases mais avançadas do método.