Ao tratar sobre os pressupostos do método do educador belga Edgar Willems, Fonterrada (2008) nos fala que “em
sua proposta, Willems dedica-se a dois aspectos: o teórico, que engloba os elementos fundamentais da audição e
da natureza humanas, e a correlação entre som e natureza humana, e o prático, em que organiza o material didático
necessário à aplicação de suas idéias à educação musical.” Assinale a alternativa que contempla dois pressupostos
do método deste educador, segundo a autora:
✂️ a) Toda criança pode ser preparada auditivamente, de modo a aprender a ouvir os materiais sonoros básicos que compõem
a música e a organizá-los como experiência musical. O preparo auditivo deve se dar anteriormente ao ensino de um
instrumento musical, pois a escuta é a base da musicalidade. ✂️ b) A criança necessita vivenciar primeiramente o ensino de um instrumento musical para, somente depois disso, ter acesso
ao preparo auditivo. A escuta não é à base da musicalidade, visto que não interfere em seu aperfeiçoamento, mas sim, o
talento nato que uma pessoa traz como instrumentista. ✂️ c) Uma criança não tem a condição nata ao preparo auditivo, pois nessa faixa etária, não há disposição para um trabalho
deste cunho. Ademais, o estudo de um instrumento musical em vista de uma perfeição técnica é mais apropriado a esta
idade e aos requisitos de uma boa formação musical. ✂️ d) A escuta é fonte de interesse e estudo somente de médicos e cientistas que dominam essa área. A música pressupõe
que o indivíduo tenha um talento comprovado para que atue nesse campo. O desenvolvimento musical do indivíduo está
atrelado a este requisito.