Questões Saúde Pública Políticas Públicas

Sobre o Sistema de Referência e Contrarreferência no atendimento em saúde, analise os i...

Responda: Sobre o Sistema de Referência e Contrarreferência no atendimento em saúde, analise os itens abaixo: I. O Sistema de Referência e Contrarreferência caracteriza-se por uma tentativa de ...


1Q1082000 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Clínico Regulador, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre o Sistema de Referência e Contrarreferência no atendimento em saúde, analise os itens abaixo:

I. O Sistema de Referência e Contrarreferência caracteriza-se por uma tentativa de organizar os serviços de forma a possibilitar o acesso pelas pessoas que procuram os serviços de saúde.
II. O usuário atendido na unidade básica, quando necessário, é “referenciado” (encaminhado) para uma unidade de maior complexidade, a fim de receber o atendimento de que necessita. Quando finalizado o atendimento dessa necessidade especializada, o mesmo deve ser “contrarreferenciado”, ou seja, o profissional deve encaminhar o usuário para a unidade de origem para que a continuidade do atendimento seja feita.
III. A contrarreferência pode ser feita informalmente, sem necessidade de uso de formulário institucional.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.