Texto associado. Diminutivos
No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente em relação à comida. Nada nos desperta sentimentos tão carinhosos quanto uma boa comidinha.
— Mais um feijãozinho?
O feijãozinho passou dois dias borbulhando num daqueles caldeirões de antropófagos com capacidade para três missionários. Leva porcos inteiros, todos os miúdos e temperos conhecidos e, parece, um missionário. Mas a dona de casa o trata como um mingau de todos os dias.
— Mais um feijãozinho?
— Um pouquinho.
— E uma farofinha?
— Ao lado do arrozinho?
— Isso.
— E quem sabe mais uma cervejinha.
— Obrigadinho.
VERISSIMO, L. F. Comédia da vida privada : 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1994.
Um professor propõe utilizar o texto de Verissimo para desenvolver uma tarefa que leve os estudantes a refletirem sobre a
formação e a função dos diminutivos, considerando os diferentes elementos constitutivos das palavras. Para cumprir o objetivo
da aula, o professor deve
✂️ a) conscientizar os estudantes de que nem todas as palavras no diminutivo presentes no texto são formadas do mesmo modo,
mas todas têm função afetiva. ✂️ b) enfatizar aos estudantes que os sufixos diminutivos do texto relacionados à comida são formados por alomorfia em seu
processo de sufixação, o que produz sentido irônico. ✂️ c) apresentar aos estudantes outros exemplos de palavras similares aos do texto com a mesma regra de sufixação, para efeitos
de ampliação de vocabulário. ✂️ d) propor aos estudantes a segmentação morfológica das palavras contidas no texto que são formadas a partir do mesmo
morfema de diminutivo.