Texto associado. Diminutivos
No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente em relação à comida. Nada nos desperta sentimentos tão carinhosos quanto uma boa comidinha.
— Mais um feijãozinho?
O feijãozinho passou dois dias borbulhando num daqueles caldeirões de antropófagos com capacidade para três missionários. Leva porcos inteiros, todos os miúdos e temperos conhecidos e, parece, um missionário. Mas a dona de casa o trata como um mingau de todos os dias.
— Mais um feijãozinho?
— Um pouquinho.
— E uma farofinha?
— Ao lado do arrozinho?
— Isso.
— E quem sabe mais uma cervejinha.
— Obrigadinho.
VERISSIMO, L. F. Comédia da vida privada : 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1994.
Durante a aula de prática textual com alunos da 3ª série do Ensino Médio, um professor decidiu ler a crônica de Verissimo para
abordar aspectos estilísticos do texto. Feita a leitura, selecionou o trecho “a dona de casa o trata como um mingau de todos os
dias” para explicar a importância de os estudantes compreenderem a ordem dos constituintes da oração e sua relação com o
estilo, de modo a auxiliá-los na produção de textos argumentativos. Com base nessa abordagem, a estratégia que o professor
utilizou para tal situação pressupõe
✂️ a) quantificar as orações com a mesma estrutura sintática do exemplo, reconhecendo o valor catafórico dos sintagmas nominais
na posição de adjunto. ✂️ b) revisar a ordem do sintagma verbal, destacando a importância de compreender a função intransitiva do verbo tratar, usado
no exemplo. ✂️ c) analisar a função anafórica do pronome “o”, como forma de retomar o sintagma nominal “feijãozinho”, o que evita repetir
a palavra. ✂️ d) categorizar os sintagmas da oração, destacando a importância de reconhecer a ordem e a função da oração subordinada.