De acordo com a obra “Para entender a Terra” (2006), “[existem diferentes] processos de superfície do ciclo das rochas que são importantes na formação das rochas sedimentares”. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H.
Para entender a Terra . 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado). São exemplos desses processos, exceto:
Responder
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR ⭐ PREMIUM
As bacias interiores do Brasil podem ser classificadas de diferentes formas, conforme estudos realizados. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da classificação da bacia com sua respectiva característica, conforme descrito por Bizzi et. al. (2003), na obra “Geologia, tectônica e recursos minerais do Brasil”. COLUNA I 1. Bacias intracratônicas 2. Bacias Strike-Slip 3. Bacias de antepaís retroarco COLUNA II ( ) Essas bacias formam-se em áreas com regime de tectônica de placas mutantes, com alternância de transcorrências e falhamentos normais. Entre esses tipos de bacia, estão as bacias pull-apart, formadas como calhas extensionais e as bacias poli-históricas, formadas inicialmente como bacias rifte, desenvolvidas sob extensão regional. ( ) Essas bacias se localizam no interior continental da Plataforma Sul-Americana, região de história geológica longa e complexa, onde se depositaram espessas sequências de rochas sedimentares paleozoicas e mesozoicas, algumas com intenso magmatismo básico e alcalino associado. Essas rochas sedimentares afloram em área superior a 3.500.000 km2 , remanescente de superfície primitivamente muito maior, cujos sítios deposicionais foram condicionados por estruturas herdadas do ciclo Brasiliano-Pan-Africano. ( ) Tais bacias são estruturas de grande escala e longa duração: centenas de quilômetros de largura, milhares de quilômetros de extensão, muitos quilômetros de espessura e 10-100 milhões de anos de duração. Elas formam-se ao longo dos flancos de cinturões orogênicos de margem continental, do lado voltado para o interior do continente. Assinale a sequência correta.
Responder
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR ⭐ PREMIUM
Leia o trecho a seguir. A geologia [dessa província mineral] envolve rochas Arqueanas e Proterozoicas que, portanto, encerram testemunhos ou relictos de uma evolução marcada pela passagem gradativa de condições de alta mobilidade tectônica da litosfera, típicas do Arqueano, para uma condição mais estável e consolidada no Proterozoico. Várias rochas na região [...] mostram evidências que nos permitem compreender melhor a evolução da atmosfera, biosfera e hidrosfera nos primórdios da evolução da Terra. [Tal província] ocorre na região centro-sul do Estado de Minas Gerais. Situa-se entre Belo Horizonte, capital do Estado, e a cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, cidade-berço da mineração no Brasil. Trata-se de região montanhosa, de grande beleza natural e rica em depósitos minerais. HASUI, Y.; CARNEIRO, C. D. Ré.; ALMEIDA, F. F, M. de.; BARTORELLI, A. Geologia do Brasil . São Paulo: Editora Beca, 2012 (adaptado). O trecho anterior refere-se
✂️ A) à serra do Espinhaço.
✂️ B) ao Quadrilátero Ferrífero.
✂️ D) ao Sistema Orogênico Borborema.
Responder
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 💾 SALVAR ⭐ PREMIUM